sábado, 29 de outubro de 2011

Aos que passam pela vida...

Descordo totalmente dos que dizem que a saudade é um sentimento oposto a tristeza, não existe nada mais angustiante e absurdamente triste do que lembrar com saudade dos amigos e familiares que já não estão entre nós, a dor torna-se ainda menos tolerável quando vem a certeza de que nunca mais os encontraremos.
Não existe alegria na saudade, há sim uma angústia absurda de momentos perdidos, de atitudes postergadas para uma outra ocasião que jamais acontecerá, se o homem tivesse como prever o futuro talvez vivesse mais e melhor, pregaria com afinco a tolerância e assumiria de vez sua condição de insignificância, seria o caminho mais curto para o utópico mundo melhor. Alguém em um momento de grande lucidez disse que a simplicidade é a verdadeira elegância, é muito mais que isso, ela é o caminho para uma vida plena. Nos detalhes pequenos está a cura para a humanidade, você não pode curar um câncer, mas pode sorrir e tornar menos dolorida a vida de um doente, pode não acabar com a fome no mundo, mas pode alimentar de esperança um vizinho em desespero. Faça a diferença, pois as pessoas e os momentos jamais voltarão e saudade, é sim, muito triste.

sábado, 22 de outubro de 2011

Cantinho da Poesia...

"Mentiras sinceras me interessam", proferiu o poeta, é uma verdade quase absoluta porque viver sob regras e dilemas é terrível, impraticável mesmo, precisamos valorizar os sonhos, não se levar a sério demais, é medonho, mas óbvio, a vida é curta demais.Sonhos não podem ser guardados no fundo de uma gaveta, precisam e podem ganhar asas, dizem que o poeta já nasce feito, outra verdade incostetável, e como tal já rabiscam nas fraldas versos ininteligíveis para a maioria dos mortais e justo ai mora o viver intensamente, o extraordinário não é demais.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Opção por servir...

Rabisquei essas mal traçadas idéias quando criava "raizes" a espera de uma consulta em um luxuoso consultório da cidade de Itapeva, uma espécie de templo da saúde paga, "Pelamordedeus" eu não sou alguém em condições de pagar pela saúde, mas voltemos ao templo ou templos da saúde paga em todo país, aliás, as opções são absolutamente claras: Ou você paga ou é imediatamente transportado ao inferno da saúde pública, afinal que ínfimo usuário de Sus terá condições de contribuir para a manutenção dos palácios privados e suas carruagens douradas onde doutores e doutoras desfilam olhando, estratégicamente, de cima para baixo aos paupérrimos súditos que sonham com quem sabe com um "bom dia", daquele ser que teria feito um tal juramento dos "hipócritas", é uma questão que tem origem cultural, melhor dizendo a falta de cultura, o brasileiro tem vocação natural para servidão, o doutor manda, é superior. Por questões de saúde tenho mais de 20 anos em perambulações nos mais variados consultórios e não encontrei um único "doutor" que fugisse a regra do tal ser superior, fui me deparar com alguns seres verdadeiramente superiores a cerca de 5 anos atrás, em uma exposição em Curitiba, Médicos sem fronteira, em fotos era possível ver e sentir em toda sua essência seres humanos voltados a mais nobre das missões em todo mundo: Servir, nas condições mais adversas e tristes possíveis, um contraste absurdo com os doutores convencionais e suas carruagens de ouro mundo afora. Parabéns Médicos sem fronteira.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Embora ultimamente eu não tenho pago nem visitas eu também falo, por exemplo dá situação vergonhosa de mato e sujeira as margens do rio capivari em plena procissão pluvial de N S Aparecida, uma falta de respeito danada.

Como crianças a espera do bom velhinho em noite de natal os motoristas de Jaguariaíva esperam a sonhada zona azul no centro da cidade, seria uma maneira de tomar de volta os estacionamentos que hoje são monopólio de funcionários de lojas, bancos e afins, uma típica zona.

Amanhã é 15 de outubro, dia do mestre, não é aquele que treinou o Daniel Sam não, são aqueles sobreviventes de tiros e facadas que nos ensinaram a ler, escrever e depois de adultos votar no Lula.

Tenho um amigo que em momentos de intensa irritação costuma questionar a utilidade de um câmara de vereadores, segundo ele, esses nobres seres só servem para colocar nome em rua. Aplicando essa tese para nossa Jaguariaíva penso assim: aqui as ruas não tem nome nos bairros, sua denominação é projetada a,b,n, m,k, etc. A que conclusão chegamos ?

Educação (in memorian)

Neste dia 15 de outubro dia do professor, pouco ou quase nada há para se comemorar, não apenas pela condição de indigência que vive a educação pública no Brasil mas por um outro fenômeno que, em menor intensidade,também contribui para essa condição triste, a falta de comprometimento dos professores, até aqui é público e notório os salários ridículos de um professor em início e fim de carreira, a violência que explode dentro de salas de aula são os fatores que comprometem toda e qualquer forma de aprendizado, aliado a esses e outros incontáveis desmandos que contribuem para que a educação "role" ladeira abaixo. Hoje nitidamente, os mestres já não demonstram o mesmo comprometimento no "campo de batalha",  o abandono de causa a curto prazo pode ser o "tiro" de misericórdia em toda e qualquer chance de mudança ideológica no Brasil. Nesse quadro de manipulados e manipuláveis e com os comandantes(professores) abandonando o "Navio" o caos é eminente. A receita é das mais simples: valorização+condições dignas de trabalho= resultados positivos, mas a classe política, que já é fruto de eleitores toscos e ignorantes não tem a menor intenção de produzir cidadãos conscientes, pois seria quase um suicídio, neste quadro sinistro seguimos rumo a lugar algum.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Falo Mesmo, Tô Pagando...

Viva a vagabundagem !!! A corja de parasitas do Senado Nacional mais uma vez vai "matar" a semana de trabalho, um prolongamento do feriado do dia 12 de outubro, o mais vergonhoso é que a ilustre Assembléia legislativa do Paraná também segue a "lição de nobreza" dos senhores senadores, um tapa na cara de quem, ingênuamente sonha com mudanças nas atitudes dos políticos deste país.

Falando em nobreza, a voz açucarada do radialista e agora deputado federal Sandro Alex, teoricamente representante de Ponta Grossa, parece que não tem ecoado em Brasília já que a saúde pública da cidade tão amada pelo deputado está um caos.

Em assembléia realizada no último dia 08/10 em Curitiba, servidores da saúde decidiram pela greve que deverá ter início no próximo 03/11, a principal reinvindicação da classe é a implantação das 30 horas e o plano de carreira próprio para a categoria, a greve se faz necessária já todos os demais meios de negociação parecem não surtir efeito.

Será realizada dia 12 de outubro em Jaguariaíva, a tradicional procissão de N S Aparecida nas águas do Rio Capivari, um evento que reune beleza e emoção. A chegada de N S Aparecida está prevista para as 16 horas no Parque Linear onde será celebrada uma missa. 


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

No próximo dia 12 de outubro em várias partes do país estudantes e representantes de vários segmentos da sociedade irão novamente ganhar as ruas para gritar contra a corrupção, pode-se  dizer que é um grito tímido iniciado no 7 de setembro, mas não deixa de ser um marco na luta contra a gatunagem generalizada que tomou conta do poder público brasileiro, há sempre a esperança, mesmo ínfima de que um dia esta terra de ninguém venha a respirar o ar puro da honestidade.O grande problema do brasileiro é a falta de foco em causas realmente relevantes, é possível ver invasão de torcedores de determinado clube de futebol exigindo a plenos pulmões que haja mais empenho em campo, existem manifestações desmedidas em shows de determinados artistas, mas quando se trata de exorcizar os ladrões que nos privam de direitos mínimos estranhamente a sociedade se omite. Em 12 de outubro já existe uma estimativa quanto a uma maior participação popular, ainda é pouco, mas não deixa de ser uma voz a ecoar nesta imensidão de desmandos.

domingo, 2 de outubro de 2011

Respeito, o "pai" ausente da maioria das tragédias...

Desde criança, mesmo antes de frequentar o universo escolar, o cidadão brasileiro é apresentado a teoria mais esdrúxula possível, segundo esta ele pode e poderá tudo durante a vida, tristemente, a maioria desde candidatos a "super herói" são hoje homenageados no dia de finados, o motivo é relativamente óbvio, não se pode viver em um mundo sem regras, sem leis, na vida real não existem super heróis e o direito de um termina exatamente onde começa o de outro. Particularmente no Brasil onde a corrupção e a canalhice imperam a semente do bom senso tende a não germinar, um dos grandes exemplos está na carnificina nossa de cada dia vista no trânsito, são motoristas embriagados, despreparados muitas vezes até para o convívio social "assassinando" pessoas, destruindo famílias e sonhos amparados pela impunidade, a moeda corrente nesta terra  dos falsos  super heróis, lamentavelmente a solução para tantas tragédias é ao mesmo tempo simples e complexa, pois requer o respeito que deveria vir do berço e o exemplo que deveria ser dado por autoridades através da rigídez na aplicação das leis, sem isso, seguirá o funeral de familias e sonhos.